Páginas

domingo, 24 de novembro de 2013

Desenvolvimento de Aplicação Social [3]

COMUNIDADE VIRTUAL LINUX

Para o trabalho final, o Grupo Vermelho desenvolveu uma Comunidade Virtual Linux, que pode ser acessada a partir do link http://cvlinux.hoop.la/home.

Definição: “Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.” - Wikipedia

A Comunidade Virtual possui uma interface bastante amigável e simples, de forma a facilitar o acesso dos usuários ao conteúdo.

Descrição da Aplicação:
  • Classe: Social - fórum de discussão para aprendizado;
  • Tipo: Serviço de  Colaboração - serviços pré-definidos que propiciam participação de grupos;
  • Domínio de uso: Aprendizado - ambiente de aprendizado colaborativo;
  • Visão: auxiliar os usuários a operar e compreender as funcionalidades do Linux;
  • Features: comunidade com novidades, notci e fórum para discussão.

Plano de Negócios:



O ambiente de desenvolvimento utilizado foi o Hoop.la, já que este permite a criação de Comunidades Virtuais.

O Plano de Desenvolvimento adotado, com a utilização da ferramenta Scrumy, pode ser visualizado aqui: http://scrumy.com/vague12military.


Estratégias de sucesso da aplicação:

A Comunidade Virtual foi criada com intuito de aproximar as pessoas interessadas em Linux, de modo a tornar mais fácil a divulgação de notícias e temas interessantes entre os membros da comunidade, além de possibilitar um ambiente interativo para questionamentos e exposição de dúvidas. Para que a comunidade se popularize, ela deve chegar às pessoas interessadas nesse Sistema Operacional. A princípio, a melhor forma de realizar essa disseminação da comunidade seria pelo DCC, já que por cursarmos Sistemas de Informação, temos já uma proximidade direta com as pessoas que fazem curso na área de Tecnologia da Informação, sendo que esse público geralmente é o que se interessa mais por Sistemas Operacionais. Após isso, os membros acabariam por ajudar nessa disseminação, e poderíamos também divulgar a comunidade em grupos, como no Facebook, relacionados a tecnologias. Quanto maior a interação dos membros com a comunidade, mais rápido a Comunidade Virtual irá crescer.