Páginas

domingo, 25 de agosto de 2013

Geração Z

Uma nova geração vem surgindo, sempre conectada, para eles é impossível imaginar um mundo sem internet, Smartphones, supercomputadores, tablets, videogames com gráficos exuberantes, televisores e vídeos em alta definição. Esta é a Geração Z, uma geração que nasceu com o advento da tecnologia, sempre imediatistas, egocêntricos e é chamada de geração silenciosa pelo fato de estarem sempre de fones de ouvido, escutar  pouco e falar menos ainda.

O Texto abaixo caracteriza a geração e relaciona com a mudança do marketing direcionado eles.
Texto sobre a Geração Z:

Conheça a Geração Z, os nativos digitais que moldarão o futuro

Por Claudia Valls
Você conhece a “Geração Z”? Aposto que sim. São adolescentes e crianças que nasceram entre meados dos anos 90 do século passado até o início desta década. Eles jamais consultaram uma enciclopédia para fazer uma pesquisa de escola, exceto, talvez, a Wikipédia.
Buscam todos os assuntos no Google. Entendem muito mais de tecnologias do que seus pais e usam todos os tipos de software com o conhecimento de quem nasceu com um chip embutido no cérebro.
Não conhecem a vida antes da internet, redes sociais, smartphones, notebooks, iPhones, iPads e e-books. E já se tornaram um grupo expressivo que deve ser levado a sério pelos departamentos de marketing e agências.
Eles fazem suas próprias marcas
A Geração Z é aquela que produz suas próprias marcas. Não se impressionam facilmente com as antigas táticas de publicidade porque eles próprios entenderam que há uma nova forma de marketing, e mais eficiente: os virais e o “self-defining endorsement”, ou seja, o mágico botãozinho do “like”, presente em boa parte das mídias sociais.
Um único “like” vindo de alguém que sobressaia em seu grupo de amigos é capaz de converter vários usuários em clientes de determinadas marcas e grifes.
Os “Zers” transformaram-se em parceiros de marketing das marcas, pois têm o poder de evangelização. O que os publicitários devem fazer para obter êxito em suas campanhas direcionadas a essa geração é distinguir os membros deste grupo (que já é o mais visado, em termos de marketing), pesquisar suas preferências online e usá-las para abordá-los e cativá-los.
E como isso é possível? Usando as mídias sociais como plataformas de mobilização.
Com a alma das redes sociais
Por terem nascidos com as novas tecnologias funcionando a todo vapor e criados “dentro” das redes sociais, essa garotada é calculista, prática, imediatista e tem um poder de concentração menor do que das gerações passadas.
Tudo isso deve ser levado em conta quando se faz um plano de marketing dirigido a esses meninos que, quando chegarem aos 20 anos de idade, serão consumidores tão conscientes como os que têm 30 anos atualmente. Por conta da simulação de jogos sociais como o “Farmville”, a Geração Z praticamente nasceu com tino comercial. Seu mantra poderia ser: “Arrisque menos, mas assuma os riscos certos”.
De olho nessa premissa, o site internacional Lockerz.com, cujo público-alvo é exatamente a Geração Z, lançado em junho de 2009, dispõe de redes sociais, jogos, músicas e vídeose já conta com 12 milhões de cadastrados.
A Lockerz vende itens de marcas, como equipamentos esportivos e de design, artigos eletrônicos e acessórios, além de oferecer planos para produtos digitais, como músicas, vídeos, arte e transfers. É uma loja de departamento online direcionada ao consumidor de 20 anos de idade.
Geração perturbadora
Isso porque, conforme afirmou o CEO da empresa, Kathy Savitt, todo adolescente de 13 anos sonha ter 20 (anos), e todos os indivíduos de 30 anos de idade ainda pensam que tem 20. A empresa, então, oferece tudo o que querem consumir.
Savitt acredita que os Zers serão a geração de consumidores mais perturbadora da história, por causa de sua natureza heterogênea, assim como a forma como usam a internet e o modo como sua fidelidade à marca tem mais a ver com a forma como descobrem coisas novas, em vez de fazerem sempre as mesmas coisas.
A Geração Z está em franca ascensão e tem tudo para se tornar a mais ágil, volúvel e difícil de ser seduzida. O marketing deve ser mais criativo, atraente e interativo e os publicitários têm que escolher a estratégia certa e a mídia adequada para garantir um relacionamento duradouro com esses teens. E a sua empresa, vai perder este bonde?
Claudia Valls Colaboradora do iDigo – Núcleo de Inteligência Digital, que ministra cursos e consultorias sobre o uso corporativo da web.
Disponível em:  http://migre.me/fR7NH
Acesso em: 24/08/2013 às 22:35.

Geração Y

A geração Y possui um modelo mental diferente de outras gerações. Olhando pela história, entre 1980 e 1995 o Brasil já era um país democrático, educado por uma geração que estava cansada do momento autocrático, que saiu as ruas pelo fim da ditadura, que prezava o conceito de “paz e amor”. O tamanho das famílias passou a diminuiu e cada família pode dar mais atenção aos seus filhos, sendo que estes passaram a questionar mais o que os pais diziam.

Uma característica marcante do comportamento dos jovens nessa geração é a de serem curiosos e sempre possuírem fome de informação. Porém, apesar de serem extremamente informados, muitas vezes não sabem como lidar com essa informação.

A imagem abaixo nos mostra os principais termos que utilizamos/lemos quando vamos falar de geração Y.







sábado, 24 de agosto de 2013

Geração X

Nascidos nos anos 60 e 70, a geração conhecida como "X" aproveitou os direitos conquistados pelos Baby Boomers e viveu uma busca por prazeres sem culpas. O fato de nascerem em circunstâncias diversas, muitos com pais divorciados ou separados, fez com que se tornassem resistentes, adaptáveis e independentes. A animação abaixo apresenta uma cena do filme Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller Day Off, 1986), que busca trazer esses e outros ideais dos jovens de então.


Baby Boomers

          Os Baby Boomers surgiram logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, são aquelas pessoas nascidas entre 1946 e 1964. Hoje, essas pessoas com mais de 50 anos se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. Eles preferem ser reconhecidos pela sua experiência à sua capacidade de inovação.

          Um elemento cultural que distinguiu os Boomers dos seus pais foi o rock and roll. Artistas como Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly e, posteriormente, Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones e The Who tomaram conta das ondas sonoras e deram aos Boomers a identidade de uma geração.

Referências: http://www.coisaetale.com.br/2012/04/as-geracoes-baby-boomer-x-y-e-z/
                   http://pessoas.hsw.uol.com.br/baby-boomers2.htm

Abaixo um áudio de "Suspicious Mind", cantado por um ídolo dos Boomers, Elvis Presley:

Suspicious Mind by Elvis Presley on Grooveshark



Veteranos

Para ilustrar a geração dos veteranos, nada melhor que um filme feito na época em que eles estavam nascendo.
O filme Tempos Modernos é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin. É um clássico dos filmes e é considerado uma forte crítica ao capitalismo, fascimo e nazismo, além se uma crítica aso maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução.

Cena do filme:


Filme completo:
http://www.youtube.com/watch?v=0gY0JR6s38g