Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Tecnologia de Desenvolvimento WEB - HTML5

10 comentários:

  1. Um exemplo da utilização de HTML5 é em um dos jogos do Rachacuca: o Interligado, que utiliza HTML5 em conjunto com JavaScript para a apresentação dinâmica do jogo de palavras (http://rachacuca.com.br/raciocinio/interligado/arco-iris/)

    Uma pergunta a respeito do trabalho do grupo é a seguinte: Quais foram as principais mudanças do HTML5 em relação às versões antigas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natércia, as principais mudanças do HTML 5 em relação ás versões mais antigas, é o avanço da programação de conteúdos multimídia, com uma série de tags para objetos como vídeos, áudios e gráficos vetoriais, que se adaptam ao formato da tela sem precisar ser redesenhados.

      Excluir
  2. O HTML 5 traz novas possibilidades no desenvolvimento de sites pra web. Um exemplo muito interessante que mostra a dinamicidade é o site http://www.thewildernessdowntown.com/.

    Minha pergunta a respeito do tema é: todos os navegadores já possuem suporte ao HTML?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela
      O HTML5 em relativamente novo, sendo que bastantes navegadores já estão oferecendo suporte à HTML5. Porém, ainda não são todos que oferecem isso. Se você quiser saber se algum navegador em específico já tem suporte ao HTML5, você pode dar uma olhada na Internet, mas com certeza daqui a algum tempo isso estará cada vez mais comum, atendendo a diversos navegadores!

      Excluir
    2. Gabriela,
      completando o comentário da Priscila Martins, realmente nem todos os navegadores possuem suporte ao HTML 5, justamente por se tratar de uma tecnologia recente. Isso quer dizer que nem todos os usuários verão a página da maneira que o desenvolvedor a criou, devido ao browser desse usuário suportar ou não todos os elementos novos do HTML 5. Por isso, antes de desenvolver uma página, cabe ao desenvolvedor conhecer bem o seu público alvo e os navegadores para optar ou não pelas tags do HTML 5.

      Excluir
  3. Os aplicativos web moveis são um exemplo de aplicativos feitos com HTML5 dado que este favorece o rápido desenvolvimento desse tipo de aplicativo.

    Minha questão é mais com relação a tecnica. Um desenvolvedor que já utilizava as versões anteriores do html teria que estudar alguma nova tecnica para aprender o html 5, qual seriam os passos para dominar esta ferramenta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe, o Html 5 traz diversas inovações em relação às versões antigas do html, porém sua sintaxe continua a mesma e até mais simples em alguns casos. Um desenvolvedor html consegue aprender facilmente o Html 5 e para isso existem diversas documentações, fóruns de perguntas e respostas, grupos e até cursos online relacionados ao tema.

      O principal passo para dominar esta ferramenta é realmente correr atrás das informações disponíveis na web e programar bastante!

      Excluir
  4. O Html 5 é uma ótimo ferramenta de desenvolvimento web, que proporciono outra interatividade muito grande ao usuário. Essa interações deixam o usuário ainda mais fixado na tela, o uso dessa ferramenta ti permite uma interação em instantania com a pagina. Essa ferramenta auxilia no desenvolvimento de diversos aplicações que vão de jogos a cliques musicais. http://olhardigital.uol.com.br/video/sites-surpreendentes-criados-em-html-5-/32180

    ResponderExcluir
  5. Quais são as principais aplicativos que utilizam HTML5?

    ResponderExcluir
  6. Um dos avanços interessantes do HTML 5 foi a internalização do tratamento de objetos multimídia, não sendo mais necessário o uso de plugins para colocar vídeo ou áudio em sua página. O famoso YouTube, por exemplo, possibilita a visualização de vários dos seus vídeos em html5 se o usuário optar por isso através do link http://www.youtube.com/html5, não sendo mais necessária a utilização do plugin Flash Player da Adobe.

    O HTML 5 tem vários recursos a mais, como foi apresentado pelo grupo, mas contribuiu também para deixar a web mais rápida ou a tendência é que os sites agora demorem mais tempo para abrir se considerarmos o mesmo hardware?

    ResponderExcluir