Seguem abaixo meus comentários sobre o trabalho realizado pelo grupo vermelho.
Temple run - Nativa Este aplicativo utiliza a engine Unity, que permite desenvolver aplicativos para várias plataformas com um só código implementado pelo desenvolvedor. A parte nativa da aplicação fica por conta da engine que já provê o binário para os vários destinos suportados. A versão para o android teve diversos problemas no início, pois a Unity ainda não estava estável o bastante em alguns celulares android, apesar da boa estabilidade no iOS. A aplicação no caso é um jogo, e sua sequência também foi implementada com a engine Unity. Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Temple_Run http://www.droid-life.com/2012/03/30/temple-run-for-android-updated-fixes-crash-issues-and-adds-support-for-the-droid-razr-and-bionic/
G1 - Web Móvel Neste caso temos uma página feita para ser visualizada em sistemas mobile, mas não parece ter o foco nos sistemas atuais, e sim na tecnologia Wap existente há muitos anos para fazer aplicações que podem ser visualizadas em celulares antes da geração de smartphones. Vemos isso pelo cabeçalho do código fonte da página onde diz "WAP", isso significa que telefones com telas menores e um navegador simplificado conseguem visualizar a página. É uma escolha interessante, dado que esse site provavelmente existe antes do android ser lançado por exemplo, ou seja, ele estava preparado para os aparelhos da época e os atuais. Fontes: http://web.archive.org/web/20080701000000*/http://m.g1.globo.com http://en.wikipedia.org/wiki/Android_version_history
Flipboard - Híbrida O aplicativo provê uma plataforma para leitura de várias revistas, de diversas editoras. A idéia de fazer uma aplicação que funcionasse como base para conteúdo de terceiros utilizando a tecnologia híbrida foi determinante para sua monetarização. As revistas podem ser atualizadas em um ponto central, e os usuários ao se conectarem com a internet podem baixar essas novas edições, apenas do que assinar. Isso facilita a distribuição de conteúdo, dado que atualizar o aplicativo em si é algo mais crítico e propenso a problemas do que simplesmente atualizar o conteúdo visualizado. Além disso, o aplicativo pode utilizar-se de computação em núvens para provimento desses dados de forma otimizada e escalável sob demanda. Fontes: https://flipboard.com/ http://www.quora.com/Flipboard/What-is-Flipboards-architecture
O Temple Run, por exemplo, foi escolhido pelo grupo como uma aplicação nativa já que a única coisa que você precisa fazer para jogá-lo é necessário apenas realizar o download em seu dispositivo. Além disso, a sua interface prática e amigável facilita o seu uso e traz bastante divertimento.
A ideia da criação de páginas web em formato específico para dispositivos móveis é bastante interessante, já que dessa forma "replica-se" o conteúdo original de uma forma que atende o layout do dispositivo. A página do G1 é uma das mais acessadas, por trazer sempre notícias atualizadas e de primeira mão, atendendo às expectativas de grande parte das pessoas.
O Flipboard é um aplicativo que necessita de download mas que recebe os dados das nuvens, por isso é considerado uma aplicação híbrida. Uma das coisas mais interessantes desse aplicativo é a possibilidade de incorporar conteúdos que você goste em apenas um lugar. Você pode por exemplo integrar o seu facebook ou twitter ao flipboard, de modo a sempre estar atualizado!
O app escolhido como nativo, o Temple Run é um joguinho muito interessante e divertido. Seu gráfico é fácil e intuitivo e as fases, desafiantes. Foi escolhido como nativo, pois tem que ser instalado, usa os recursos do celular e não tem conexão com a internet, portanto, não compartilha as informações online. Não vejo desvantagens no uso desse aplicativo, pois o seu objetivo é entretenimento e é alcançado com êxito. O portal de notícias do G1 foi o escolhido como aplicativo web móvel. É um grande facilitador na hora de ler e ficar por dentro das notícias do Brasil e do mundo. Fácil de mexer e intuitivo, não é necessário baixar nada no celular, basta apenas ter um browser e acessar o site para acessar o conteúdo. É um ponto importante e vantajoso quando se está com pressa ou quer apenas se colocar a par do que está acontecendo. O Flipboard, aplicação híbrida escolhida pelo grupo vem crescendo em número de usuários. Sua interface clara e dinâmica chama a atenção das pessoas na hora de ler seus conteúdos preferidos. O aplicativo é um organizador de informação e facilita na hora de ler as notícias, blogs, etc. Não vejo nenhuma desvantagem no aplicativo, pois pode ser facilmente acessado tanto do smartphone quanto da web.
Analisando o comentário acima da colega Gabriela Brant, concordo em alguns aspectos. Quanto a aplicação nativa Temple Run, realmente acho um jogo interessante e divertido para passar o tempo, porém acredito que esse tipo de aplicativo nativo, com o foco para o entretenimento, possui a desvantagem de ser muito pesado, ocupando muito espaço nos dispositivos móveis.
O portal de notícias G1 é um dos mais conhecidos no Brasil e realmente possui uma interface amigável que facilita a interação com o usuário. Vários filtros podem ser selecionados - por região, por tema etc - e acabam contribuindo para isso. Como a Gabriela disse, quando se está com pressa, ter um aplicativo que pode ser acessado pelo browser e que seja fácil de ver notícias é de extrema importância. Porém, esse tipo de aplicativo possui a desvantagem de necessitar de conexões com a Internet mais rápidas.
O Flipboard, assim como uma grande maioria de aplicativos, vem crescendo em número de usuários, como a Gabriela disse, cada vez mais. Muito desse crescimentos é justificado pela interface dinâmica. Porém, discordo no sentido em que não há nenhuma desvantagem. Inicialmente, o Flipboard na web tem limitações. O usuário só pode acessar revistas "prontas", não pode criar as suas ou importar da versão dos tablets ou smartphones. Mas, apesar disso, é um ótimo aplicativo.
Usarei o comentário da Gabriela Brant para a minha réplica.
Concordo totalmente com o comentário feito por ela, o Temple Run é realmente um jogo muito diverto e cumpre sua tarefa de entreter o jogador com muito êxito. Além disso, foi escolhido como aplicação nativa pois é baixado no dispositivo móvel e depois disso não tem conexão com a internet.
O portal G1, como dito por ela, é realmente web móvel devido às suas características (não precisa baixar no smartphone e é acessível em um browser) e é sim um grande facilitador na hora de ler as notícias.
O Flipboard, assim como a Gabriela disse, vem sim crescendo muito em seu número de usuários e sua interface clara e dinâmica vem chamando a atenção das pessoas. Além disso facilita o acesso às notícias.
O aplicativo Temple Run retrata bem a escolha do grupo para a aplicação nativa. Este aplicativo necessita de instalação no aparelho do usuário e este não necessita se comunicar quem nenhum tipo de dado para funcionar por completo. Este aplicativo é um jogo divertido onde o usuário deve controlar um arqueólogo que acabou de "roubar" um artefato e é perseguido por animais, é um jogo sem fim, onde ele acaba quando o jogador não cai em algum buraco, bate na parede ou é pego por um desses animais, uma grande desvantagem que vejo em relação a este aplicativo é o fato de ser extremamente viciante e acabamos perdendo mais tempo do que devia com ele. A aplicação web móvel escolhida é muito interessante pela facilidade para se obter noticias sobre o cotidiano de sua cidade ou ate mesmo do mundo, informações sobre entretenimento, informações esportivas entre outros tipos de informação. Sua maior vantagem é o que a faz uma aplicação web móvel, o fato de não ser necessário instalar nada para conseguir visualizar as noticias sua desvantagem é que dependendo do aparelho utilizado e a velocidade da conexão com a internet o aplicativo pode ficar lento e pode demorar a carregar a informação procurada. O FlipBoard é a aplicação híbrida escolhida. Entre as escolhas do grupo, esta é a única que eu não conhecia ainda e devido as funcionalidades explicadas pelo grupo eu achei o aplicativo bastante interessante e com funcionalidades que estão cada vez mais sendo exploradas por esse mercado de aplicativos para smartphones. É caracterizado como híbrida pois mesmo sendo necessário instalar o aplicativo também é necessário a comunicação com dados que estão armazenados na nuvem para conseguir usufruir das informações que o aplicativo fornece.
Concordo parcialmente com os comentários do Robson sobre nossos aplicativos, e discordo de alguns pontos: é muito importante para o aplicativo Temple Run a "desvantagem" de ser extremamente viciante, pois a principal forma de monetização é adquirir itens, e se a pessoa não gostar muito do jogo não vai comprar os itens, então não considero uma desvantagem. Sobre o aplicativo G1 a desvantagem de se ter uma velocidade de conexão ruim acaba reduzindo a qualidade do serviço, considero que esse é um problema de todos os aplicativos Web e não só do G1. Acima de tudo, todos os aplicativos do trabalho possuem uma ótima avaliação do usuário variando entre 4 e 5 estralas, o que caracteriza poucas desvantagens.
O Temple Run é um jogo muito interessante e proporciona muita diversão. Esse aplicativo necessita apenas da instalação no dispositivo do usuário, e não se comunica para acessar nenhum dado, o que dá a ele o status de 'Nativo'. Uma vantagem sobre esse jogo é ser muito divertido e um ótimo passatempo. Não vejo nenhuma desvantagem em relação à ele.
O G1 é um exemplo claro de aplicação Web Móvel: ela é acessada através do navegador e a página do portal aparece de forma adaptada na tela, para uma melhor leitura. Eu acho que uma grande vantagem desse aplicativo é justamente o que está escrito na apresentação, que é a visualização de notícias do mundo todo logo na tela inicial e, ainda mais, de uma fonte confiável e atualizada. A necessidade de uma boa conexão com a internet é uma desvantagem dessa aplicação.
O FlipBoard é um aplicativo híbrido pelo fato de precisar de ser instalado no dispositivo e se comunicar com a internet para receber o conteúdo a ser agregado. Uma vantagem dessa aplicação é justamente agregar o conteúdo de vários locais em apenas um, tornando mais rápida e prática a visualização. Não vejo nenhuma desvantagem no FlipBoard.
Temple Run Pode-se definir o jogo como nativo, pois utiliza apenas os recursos do celular, não estabelecendo conexão com a internet após a sua instalação. Já tive a oportunidade de jogá-lo, e realmente pode ser viciante. Considero isso como uma vantagem, uma vez que o propósito do aplicativo é justamente esse. Uma das desvantagens que pude observar no Google Play é na resposta aos comandos, que por vezes falham.
G1 O portal de notícias, escolhido como aplicativo web móvel, possui uma interface amigável para dispositivos móveis. Isso é uma característica importante, uma vez que as telas da maioria dos dispositivos móveis são de menor tamanho. Para acessá-lo, basta o uso de algum browser, acessando então o endereço g1.com.br. Há a vantagem de poder acessar notícias do mundo inteiro a qualquer hora.
Flipboard Considerado uma aplicação híbrida, pois é instalada no dispositivo móvel, mas obtém suas informações da internet Tem como uma de suas vantagens poder salvar algum conteúdo para que seja lido posteriormente, dispensando o acesso contínuo à internet. Uma desvantagem que pude ler nos comentários do Google Play é que o aplicativo consome muita memória.
Seguem abaixo meus comentários sobre o trabalho realizado pelo grupo vermelho.
ResponderExcluirTemple run - Nativa
Este aplicativo utiliza a engine Unity, que permite desenvolver aplicativos para várias plataformas com um só código implementado pelo desenvolvedor. A parte nativa da aplicação fica por conta da engine que já provê o binário para os vários destinos suportados. A versão para o android teve diversos problemas no início, pois a Unity ainda não estava estável o bastante em alguns celulares android, apesar da boa estabilidade no iOS. A aplicação no caso é um jogo, e sua sequência também foi implementada com a engine Unity.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Temple_Run
http://www.droid-life.com/2012/03/30/temple-run-for-android-updated-fixes-crash-issues-and-adds-support-for-the-droid-razr-and-bionic/
G1 - Web Móvel
Neste caso temos uma página feita para ser visualizada em sistemas mobile, mas não parece ter o foco nos sistemas atuais, e sim na tecnologia Wap existente há muitos anos para fazer aplicações que podem ser visualizadas em celulares antes da geração de smartphones. Vemos isso pelo cabeçalho do código fonte da página onde diz "WAP", isso significa que telefones com telas menores e um navegador simplificado conseguem visualizar a página. É uma escolha interessante, dado que esse site provavelmente existe antes do android ser lançado por exemplo, ou seja, ele estava preparado para os aparelhos da época e os atuais.
Fontes:
http://web.archive.org/web/20080701000000*/http://m.g1.globo.com
http://en.wikipedia.org/wiki/Android_version_history
Flipboard - Híbrida
O aplicativo provê uma plataforma para leitura de várias revistas, de diversas editoras. A idéia de fazer uma aplicação que funcionasse como base para conteúdo de terceiros utilizando a tecnologia híbrida foi determinante para sua monetarização. As revistas podem ser atualizadas em um ponto central, e os usuários ao se conectarem com a internet podem baixar essas novas edições, apenas do que assinar. Isso facilita a distribuição de conteúdo, dado que atualizar o aplicativo em si é algo mais crítico e propenso a problemas do que simplesmente atualizar o conteúdo visualizado. Além disso, o aplicativo pode utilizar-se de computação em núvens para provimento desses dados de forma otimizada e escalável sob demanda.
Fontes:
https://flipboard.com/
http://www.quora.com/Flipboard/What-is-Flipboards-architecture
Isso mesmo Pablo!
ExcluirO Temple Run, por exemplo, foi escolhido pelo grupo como uma aplicação nativa já que a única coisa que você precisa fazer para jogá-lo é necessário apenas realizar o download em seu dispositivo. Além disso, a sua interface prática e amigável facilita o seu uso e traz bastante divertimento.
A ideia da criação de páginas web em formato específico para dispositivos móveis é bastante interessante, já que dessa forma "replica-se" o conteúdo original de uma forma que atende o layout do dispositivo. A página do G1 é uma das mais acessadas, por trazer sempre notícias atualizadas e de primeira mão, atendendo às expectativas de grande parte das pessoas.
O Flipboard é um aplicativo que necessita de download mas que recebe os dados das nuvens, por isso é considerado uma aplicação híbrida. Uma das coisas mais interessantes desse aplicativo é a possibilidade de incorporar conteúdos que você goste em apenas um lugar. Você pode por exemplo integrar o seu facebook ou twitter ao flipboard, de modo a sempre estar atualizado!
O app escolhido como nativo, o Temple Run é um joguinho muito interessante e divertido. Seu gráfico é fácil e intuitivo e as fases, desafiantes. Foi escolhido como nativo, pois tem que ser instalado, usa os recursos do celular e não tem conexão com a internet, portanto, não compartilha as informações online. Não vejo desvantagens no uso desse aplicativo, pois o seu objetivo é entretenimento e é alcançado com êxito.
ResponderExcluirO portal de notícias do G1 foi o escolhido como aplicativo web móvel. É um grande facilitador na hora de ler e ficar por dentro das notícias do Brasil e do mundo. Fácil de mexer e intuitivo, não é necessário baixar nada no celular, basta apenas ter um browser e acessar o site para acessar o conteúdo. É um ponto importante e vantajoso quando se está com pressa ou quer apenas se colocar a par do que está acontecendo.
O Flipboard, aplicação híbrida escolhida pelo grupo vem crescendo em número de usuários. Sua interface clara e dinâmica chama a atenção das pessoas na hora de ler seus conteúdos preferidos. O aplicativo é um organizador de informação e facilita na hora de ler as notícias, blogs, etc. Não vejo nenhuma desvantagem no aplicativo, pois pode ser facilmente acessado tanto do smartphone quanto da web.
Analisando o comentário acima da colega Gabriela Brant, concordo em alguns aspectos. Quanto a aplicação nativa Temple Run, realmente acho um jogo interessante e divertido para passar o tempo, porém acredito que esse tipo de aplicativo nativo, com o foco para o entretenimento, possui a desvantagem de ser muito pesado, ocupando muito espaço nos dispositivos móveis.
ResponderExcluirO portal de notícias G1 é um dos mais conhecidos no Brasil e realmente possui uma interface amigável que facilita a interação com o usuário. Vários filtros podem ser selecionados - por região, por tema etc - e acabam contribuindo para isso. Como a Gabriela disse, quando se está com pressa, ter um aplicativo que pode ser acessado pelo browser e que seja fácil de ver notícias é de extrema importância. Porém, esse tipo de aplicativo possui a desvantagem de necessitar de conexões com a Internet mais rápidas.
O Flipboard, assim como uma grande maioria de aplicativos, vem crescendo em número de usuários, como a Gabriela disse, cada vez mais. Muito desse crescimentos é justificado pela interface dinâmica. Porém, discordo no sentido em que não há nenhuma desvantagem. Inicialmente, o Flipboard na web tem limitações. O usuário só pode acessar revistas "prontas", não pode criar as suas ou importar da versão dos tablets ou smartphones. Mas, apesar disso, é um ótimo aplicativo.
Usarei o comentário da Gabriela Brant para a minha réplica.
ResponderExcluirConcordo totalmente com o comentário feito por ela, o Temple Run é realmente um jogo muito diverto e cumpre sua tarefa de entreter o jogador com muito êxito. Além disso, foi escolhido como aplicação nativa pois é baixado no dispositivo móvel e depois disso não tem conexão com a internet.
O portal G1, como dito por ela, é realmente web móvel devido às suas características (não precisa baixar no smartphone e é acessível em um browser) e é sim um grande facilitador na hora de ler as notícias.
O Flipboard, assim como a Gabriela disse, vem sim crescendo muito em seu número de usuários e sua interface clara e dinâmica vem chamando a atenção das pessoas. Além disso facilita o acesso às notícias.
O aplicativo Temple Run retrata bem a escolha do grupo para a aplicação nativa. Este aplicativo necessita de instalação no aparelho do usuário e este não necessita se comunicar quem nenhum tipo de dado para funcionar por completo. Este aplicativo é um jogo divertido onde o usuário deve controlar um arqueólogo que acabou de "roubar" um artefato e é perseguido por animais, é um jogo sem fim, onde ele acaba quando o jogador não cai em algum buraco, bate na parede ou é pego por um desses animais, uma grande desvantagem que vejo em relação a este aplicativo é o fato de ser extremamente viciante e acabamos perdendo mais tempo do que devia com ele.
ResponderExcluirA aplicação web móvel escolhida é muito interessante pela facilidade para se obter noticias sobre o cotidiano de sua cidade ou ate mesmo do mundo, informações sobre entretenimento, informações esportivas entre outros tipos de informação. Sua maior vantagem é o que a faz uma aplicação web móvel, o fato de não ser necessário instalar nada para conseguir visualizar as noticias sua desvantagem é que dependendo do aparelho utilizado e a velocidade da conexão com a internet o aplicativo pode ficar lento e pode demorar a carregar a informação procurada.
O FlipBoard é a aplicação híbrida escolhida. Entre as escolhas do grupo, esta é a única que eu não conhecia ainda e devido as funcionalidades explicadas pelo grupo eu achei o aplicativo bastante interessante e com funcionalidades que estão cada vez mais sendo exploradas por esse mercado de aplicativos para smartphones. É caracterizado como híbrida pois mesmo sendo necessário instalar o aplicativo também é necessário a comunicação com dados que estão armazenados na nuvem para conseguir usufruir das informações que o aplicativo fornece.
Concordo parcialmente com os comentários do Robson sobre nossos aplicativos, e discordo de alguns pontos: é muito importante para o aplicativo Temple Run a "desvantagem" de ser extremamente viciante, pois a principal forma de monetização é adquirir itens, e se a pessoa não gostar muito do jogo não vai comprar os itens, então não considero uma desvantagem. Sobre o aplicativo G1 a desvantagem de se ter uma velocidade de conexão ruim acaba reduzindo a qualidade do serviço, considero que esse é um problema de todos os aplicativos Web e não só do G1. Acima de tudo, todos os aplicativos do trabalho possuem uma ótima avaliação do usuário variando entre 4 e 5 estralas, o que caracteriza poucas desvantagens.
ExcluirO Temple Run é um jogo muito interessante e proporciona muita diversão. Esse aplicativo necessita apenas da instalação no dispositivo do usuário, e não se comunica para acessar nenhum dado, o que dá a ele o status de 'Nativo'. Uma vantagem sobre esse jogo é ser muito divertido e um ótimo passatempo. Não vejo nenhuma desvantagem em relação à ele.
ResponderExcluirO G1 é um exemplo claro de aplicação Web Móvel: ela é acessada através do navegador e a página do portal aparece de forma adaptada na tela, para uma melhor leitura. Eu acho que uma grande vantagem desse aplicativo é justamente o que está escrito na apresentação, que é a visualização de notícias do mundo todo logo na tela inicial e, ainda mais, de uma fonte confiável e atualizada. A necessidade de uma boa conexão com a internet é uma desvantagem dessa aplicação.
O FlipBoard é um aplicativo híbrido pelo fato de precisar de ser instalado no dispositivo e se comunicar com a internet para receber o conteúdo a ser agregado. Uma vantagem dessa aplicação é justamente agregar o conteúdo de vários locais em apenas um, tornando mais rápida e prática a visualização. Não vejo nenhuma desvantagem no FlipBoard.
Temple Run
ResponderExcluirPode-se definir o jogo como nativo, pois utiliza apenas os recursos do celular, não estabelecendo conexão com a internet após a sua instalação.
Já tive a oportunidade de jogá-lo, e realmente pode ser viciante. Considero isso como uma vantagem, uma vez que o propósito do aplicativo é justamente esse.
Uma das desvantagens que pude observar no Google Play é na resposta aos comandos, que por vezes falham.
G1
O portal de notícias, escolhido como aplicativo web móvel, possui uma interface amigável para dispositivos móveis. Isso é uma característica importante, uma vez que as telas da maioria dos dispositivos móveis são de menor tamanho.
Para acessá-lo, basta o uso de algum browser, acessando então o endereço g1.com.br.
Há a vantagem de poder acessar notícias do mundo inteiro a qualquer hora.
Flipboard
Considerado uma aplicação híbrida, pois é instalada no dispositivo móvel, mas obtém suas informações da internet
Tem como uma de suas vantagens poder salvar algum conteúdo para que seja lido posteriormente, dispensando o acesso contínuo à internet.
Uma desvantagem que pude ler nos comentários do Google Play é que o aplicativo consome muita memória.