Páginas

domingo, 24 de novembro de 2013

Desenvolvimento de Aplicação Social [3]

COMUNIDADE VIRTUAL LINUX

Para o trabalho final, o Grupo Vermelho desenvolveu uma Comunidade Virtual Linux, que pode ser acessada a partir do link http://cvlinux.hoop.la/home.

Definição: “Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.” - Wikipedia

A Comunidade Virtual possui uma interface bastante amigável e simples, de forma a facilitar o acesso dos usuários ao conteúdo.

Descrição da Aplicação:
  • Classe: Social - fórum de discussão para aprendizado;
  • Tipo: Serviço de  Colaboração - serviços pré-definidos que propiciam participação de grupos;
  • Domínio de uso: Aprendizado - ambiente de aprendizado colaborativo;
  • Visão: auxiliar os usuários a operar e compreender as funcionalidades do Linux;
  • Features: comunidade com novidades, notci e fórum para discussão.

Plano de Negócios:



O ambiente de desenvolvimento utilizado foi o Hoop.la, já que este permite a criação de Comunidades Virtuais.

O Plano de Desenvolvimento adotado, com a utilização da ferramenta Scrumy, pode ser visualizado aqui: http://scrumy.com/vague12military.


Estratégias de sucesso da aplicação:

A Comunidade Virtual foi criada com intuito de aproximar as pessoas interessadas em Linux, de modo a tornar mais fácil a divulgação de notícias e temas interessantes entre os membros da comunidade, além de possibilitar um ambiente interativo para questionamentos e exposição de dúvidas. Para que a comunidade se popularize, ela deve chegar às pessoas interessadas nesse Sistema Operacional. A princípio, a melhor forma de realizar essa disseminação da comunidade seria pelo DCC, já que por cursarmos Sistemas de Informação, temos já uma proximidade direta com as pessoas que fazem curso na área de Tecnologia da Informação, sendo que esse público geralmente é o que se interessa mais por Sistemas Operacionais. Após isso, os membros acabariam por ajudar nessa disseminação, e poderíamos também divulgar a comunidade em grupos, como no Facebook, relacionados a tecnologias. Quanto maior a interação dos membros com a comunidade, mais rápido a Comunidade Virtual irá crescer.

domingo, 27 de outubro de 2013

Uso de software sociais nas organizações - Tarefa A

Evolução da Livraria
Considerando que está livraria iniciou suas atividades em 1990, com uma pequena sala no centro de Belo Horizonte, onde era comercializado livros didáticos novos e usados. Com o passar do tempo, anos 2000, a livraria cresceu e começou a vender livros convencionais, aumentando seu espaço físico e quantidade de funcionários. Em meados de 2010 a livraria se expandiu ainda mais, com abertura de filiais, vendas online e paginas nas redes sociais.

Fases:


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

domingo, 25 de agosto de 2013

Geração Z

Uma nova geração vem surgindo, sempre conectada, para eles é impossível imaginar um mundo sem internet, Smartphones, supercomputadores, tablets, videogames com gráficos exuberantes, televisores e vídeos em alta definição. Esta é a Geração Z, uma geração que nasceu com o advento da tecnologia, sempre imediatistas, egocêntricos e é chamada de geração silenciosa pelo fato de estarem sempre de fones de ouvido, escutar  pouco e falar menos ainda.

O Texto abaixo caracteriza a geração e relaciona com a mudança do marketing direcionado eles.
Texto sobre a Geração Z:

Conheça a Geração Z, os nativos digitais que moldarão o futuro

Por Claudia Valls
Você conhece a “Geração Z”? Aposto que sim. São adolescentes e crianças que nasceram entre meados dos anos 90 do século passado até o início desta década. Eles jamais consultaram uma enciclopédia para fazer uma pesquisa de escola, exceto, talvez, a Wikipédia.
Buscam todos os assuntos no Google. Entendem muito mais de tecnologias do que seus pais e usam todos os tipos de software com o conhecimento de quem nasceu com um chip embutido no cérebro.
Não conhecem a vida antes da internet, redes sociais, smartphones, notebooks, iPhones, iPads e e-books. E já se tornaram um grupo expressivo que deve ser levado a sério pelos departamentos de marketing e agências.
Eles fazem suas próprias marcas
A Geração Z é aquela que produz suas próprias marcas. Não se impressionam facilmente com as antigas táticas de publicidade porque eles próprios entenderam que há uma nova forma de marketing, e mais eficiente: os virais e o “self-defining endorsement”, ou seja, o mágico botãozinho do “like”, presente em boa parte das mídias sociais.
Um único “like” vindo de alguém que sobressaia em seu grupo de amigos é capaz de converter vários usuários em clientes de determinadas marcas e grifes.
Os “Zers” transformaram-se em parceiros de marketing das marcas, pois têm o poder de evangelização. O que os publicitários devem fazer para obter êxito em suas campanhas direcionadas a essa geração é distinguir os membros deste grupo (que já é o mais visado, em termos de marketing), pesquisar suas preferências online e usá-las para abordá-los e cativá-los.
E como isso é possível? Usando as mídias sociais como plataformas de mobilização.
Com a alma das redes sociais
Por terem nascidos com as novas tecnologias funcionando a todo vapor e criados “dentro” das redes sociais, essa garotada é calculista, prática, imediatista e tem um poder de concentração menor do que das gerações passadas.
Tudo isso deve ser levado em conta quando se faz um plano de marketing dirigido a esses meninos que, quando chegarem aos 20 anos de idade, serão consumidores tão conscientes como os que têm 30 anos atualmente. Por conta da simulação de jogos sociais como o “Farmville”, a Geração Z praticamente nasceu com tino comercial. Seu mantra poderia ser: “Arrisque menos, mas assuma os riscos certos”.
De olho nessa premissa, o site internacional Lockerz.com, cujo público-alvo é exatamente a Geração Z, lançado em junho de 2009, dispõe de redes sociais, jogos, músicas e vídeose já conta com 12 milhões de cadastrados.
A Lockerz vende itens de marcas, como equipamentos esportivos e de design, artigos eletrônicos e acessórios, além de oferecer planos para produtos digitais, como músicas, vídeos, arte e transfers. É uma loja de departamento online direcionada ao consumidor de 20 anos de idade.
Geração perturbadora
Isso porque, conforme afirmou o CEO da empresa, Kathy Savitt, todo adolescente de 13 anos sonha ter 20 (anos), e todos os indivíduos de 30 anos de idade ainda pensam que tem 20. A empresa, então, oferece tudo o que querem consumir.
Savitt acredita que os Zers serão a geração de consumidores mais perturbadora da história, por causa de sua natureza heterogênea, assim como a forma como usam a internet e o modo como sua fidelidade à marca tem mais a ver com a forma como descobrem coisas novas, em vez de fazerem sempre as mesmas coisas.
A Geração Z está em franca ascensão e tem tudo para se tornar a mais ágil, volúvel e difícil de ser seduzida. O marketing deve ser mais criativo, atraente e interativo e os publicitários têm que escolher a estratégia certa e a mídia adequada para garantir um relacionamento duradouro com esses teens. E a sua empresa, vai perder este bonde?
Claudia Valls Colaboradora do iDigo – Núcleo de Inteligência Digital, que ministra cursos e consultorias sobre o uso corporativo da web.
Disponível em:  http://migre.me/fR7NH
Acesso em: 24/08/2013 às 22:35.

Geração Y

A geração Y possui um modelo mental diferente de outras gerações. Olhando pela história, entre 1980 e 1995 o Brasil já era um país democrático, educado por uma geração que estava cansada do momento autocrático, que saiu as ruas pelo fim da ditadura, que prezava o conceito de “paz e amor”. O tamanho das famílias passou a diminuiu e cada família pode dar mais atenção aos seus filhos, sendo que estes passaram a questionar mais o que os pais diziam.

Uma característica marcante do comportamento dos jovens nessa geração é a de serem curiosos e sempre possuírem fome de informação. Porém, apesar de serem extremamente informados, muitas vezes não sabem como lidar com essa informação.

A imagem abaixo nos mostra os principais termos que utilizamos/lemos quando vamos falar de geração Y.







sábado, 24 de agosto de 2013

Geração X

Nascidos nos anos 60 e 70, a geração conhecida como "X" aproveitou os direitos conquistados pelos Baby Boomers e viveu uma busca por prazeres sem culpas. O fato de nascerem em circunstâncias diversas, muitos com pais divorciados ou separados, fez com que se tornassem resistentes, adaptáveis e independentes. A animação abaixo apresenta uma cena do filme Curtindo a vida adoidado (Ferris Bueller Day Off, 1986), que busca trazer esses e outros ideais dos jovens de então.


Baby Boomers

          Os Baby Boomers surgiram logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, são aquelas pessoas nascidas entre 1946 e 1964. Hoje, essas pessoas com mais de 50 anos se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estável. Eles preferem ser reconhecidos pela sua experiência à sua capacidade de inovação.

          Um elemento cultural que distinguiu os Boomers dos seus pais foi o rock and roll. Artistas como Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly e, posteriormente, Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones e The Who tomaram conta das ondas sonoras e deram aos Boomers a identidade de uma geração.

Referências: http://www.coisaetale.com.br/2012/04/as-geracoes-baby-boomer-x-y-e-z/
                   http://pessoas.hsw.uol.com.br/baby-boomers2.htm

Abaixo um áudio de "Suspicious Mind", cantado por um ídolo dos Boomers, Elvis Presley:

Suspicious Mind by Elvis Presley on Grooveshark



Veteranos

Para ilustrar a geração dos veteranos, nada melhor que um filme feito na época em que eles estavam nascendo.
O filme Tempos Modernos é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin. É um clássico dos filmes e é considerado uma forte crítica ao capitalismo, fascimo e nazismo, além se uma crítica aso maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução.

Cena do filme:


Filme completo:
http://www.youtube.com/watch?v=0gY0JR6s38g